Apesar de pequenina, a antiga Vila de Iraporanga nascida por volta de 1730, pertencente ao município de Iraquara, cravada no coração da Chapada Diamantina-Bahia, é construída sobre pilares sólidos de crenças e culturas que fazem dessa terra um cartão de visitas, um atrativo pra quem ama "causos" e adora vislumbrar a natureza. A pacata vila possui uma história que parte do achado de um facão no qual continha uma inscrição "Parnahyba", dando assim início à formação de uma cultura riquíssima, à homogeneização das raças, dos costumes, da criação de lendas e crendices. A velha Parnahyba serviu para a travessia de tropeiros, altos comerciantes que espalhavam um pouco da moda e da cultura de países europeus como: França, Espanha, dentre outros.
Algum tempo depois, por questões políticas, passa a chamar-se Iraporanga, que do Tupi significa "cabaça de mel", mas pouquíssimos moradores se referem ao lugar pelo nome atual.
Hoje com pouco mais de 4.000 habitantes (IBGE 2010) Iraporanga busca sua emancipação, para assim conseguir recursos frente aos órgãos governamentais, para as tão sonhadas melhorias e o progresso do lugar.
Se você quer paz de espírito, tranquilidade, respirar ar puro, e se deliciar com as belezas naturais deste lugar, venha conhecer Iraporanga e corra o risco de nunca mais querer ir embora.
Parabén!
ResponderExcluirÉ tduo de bom que já alguém por iniciativa propria fez para divulgar esta terra santa! Maravilhosa!
Pois é meu amigo, a história jamais será esquecida enquanto a trouxermos para nosso presente e a entregarmos nas mão de que tomará conta do futuro.
ResponderExcluirLinda e riquíssima história, parabéns para cada um de nós que fazemos parte dessa lenda desse exuberante lugar.
ResponderExcluir